terça-feira, novembro 18, 2025

Preços do trigo no Brasil seguem em queda, enquanto produção mundial deve ser recorde

Preços do trigo no Brasil seguem em queda, enquanto produção mundial deve ser recorde

Os preços do trigo seguem enfraquecidos no mercado brasileiro, informa o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Nesta segunda-feira (17/11), no Rio Grande do Sul, o indicador Cepea/Esalq registrou a cotação de R$ 1.042,79 a tonelada, um recuo de 3,43% desde o início de novembro.

A pressão sobre os valores vem sobretudo da oferta nacional, mas também das boas expectativas quanto à produtividade desta temporada. Além disso, pesquisadores do Cepea indicam que o dólar em desvalorização aumenta a competitividade do trigo importado, o que leva o comprador a tentar negociar o trigo nacional a valores ainda menores.

Em termos globais, a produção mundial de trigo deve crescer 3,5% e atingir volume recorde de 828,89 milhões de toneladas na safra 2025/26, segundo apontam dados divulgados pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA)s. Na Argentina, a Bolsa de Cereales reajustou sua projeção de produção para 24 milhões de toneladas, também um recorde.


Pesquisadores do Cepea ressaltam que esse cenário evidencia a ampla oferta externa e a possibilidade de o Brasil importar maiores volumes da Argentina, fatores que devem pesar sobre os preços mundiais e, consequentemente, nacionais.

Últimas Notícias

Mais notícias