terça-feira, fevereiro 10, 2026

Preços do trigo seguem firmes no Rio Grande do Sul e em São Paulo

Preços do trigo seguem firmes no Rio Grande do Sul e em São Paulo

Os valores do trigo seguem firmes no Rio Grande do Sul e em São Paulo, informa o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Os preços são impulsionados por menores estoques e pelos bons volumes exportados. No entanto, os avanços acabam sendo limitados pelas desvalorizações do dólar em relação ao real e pelos contratos nas bolsas americanas.

Nesta segunda-feira (9/2), o indicador Cepea/Esalq registrou, no Rio Grande do Sul, a cotação de R$ 1.066,05 a tonelada para o trigo brando, uma alta acumulada de 0,70% desde o início de fevereiro.


Quanto aos derivados, os preços do farelo seguem em alta, influenciados pelo aquecimento da demanda, especialmente por parte do setor pecuário. Já para a farinha, levantamento do Cepea mostra que os preços continuaram em queda, pressionados pela menor demanda doméstica.

No mercado externo, dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) mostram que, em janeiro, foram exportadas 370,6 mil toneladas de trigo, sendo praticamente todo o volume oriundo do Rio Grande do Sul. Em 12 meses, os embarques somam 2,1 milhões de toneladas, contra 2,45 milhões entre fevereiro de 2024 e janeiro de 2025.

- Advertisement -

Do lado das importações, chegaram aos portos brasileiros 504,2 mil toneladas de trigo em janeiro. Em um ano, as compras externas somam 6,68 milhões de toneladas, em linha com as 6,75 milhões de toneladas nos 12 meses terminados em janeiro de 2025.

Últimas Notícias

Mais notícias