domingo, novembro 16, 2025

Preços do trigo sofrem novas quedas no mercado brasileiro com avanço da colheita

Preços do trigo sofrem novas quedas no mercado brasileiro com avanço da colheita

Os preços do trigo vêm registrando novas quedas, aponta levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Nesta segunda-feira (22/9), no Paraná, o indicador Cepea/Esalq registrou a cotação de R$ 1.284,76 a tonelada para o trigo pão ou melhorador, uma queda de 8,77% desde o início do mês. No Rio Grande do Sul, a tonelada do trigo brando apresentou o preço médio de R$ 1.251,62, recuo de 2,51% no acumulado de setembro.

Segundo pesquisadores do Cepea, além do avanço da colheita da nova safra brasileira, as desvalorizações externa e do dólar reforçaram o movimento de baixa na cotação interna do cereal nos últimos dias. Recuos expressivos nos preços foram verificados em diferentes estados, com a tendência ocorrendo primeiramente nos valores pagos aos produtores (mercado de balcão) e, posteriormente, no atacado (mercado de lotes).


Quanto à safra, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) indicou que, até 13 de setembro, 13,8% da área nacional havia sido colhida, com forte avanço em Goiás (95%), Minas Gerais (94%), Mato Grosso do Sul (82%), São Paulo (20%) e Paraná (12%). No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, a colheita ainda não havia começado.

Últimas Notícias

Mais notícias