Frio e chuva prejudicam apicultura no RS
O clima adverso no Rio Grande do Sul impactou a atividade apícola no estado. De acordo com o Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar na quinta-feira (26), o frio intenso e as chuvas frequentes provocaram a redução da atividade das abelhas, das floradas e da produção de mel. Também foram registrados confinamento prolongado dos enxames, declínio populacional das colmeias e necessidade de suplementação alimentar.
Em Erechim, os produtores optaram pela unificação de colmeias e aplicação de cuidados preventivos. Em Frederico Westphalen, foram utilizadas técnicas de controle térmico, além de ações sanitárias e controle da praga varroa. Já em Lajeado, as colmeias apresentaram bom preparo para o período de inverno.
Em Santa Maria, as enchentes e temperaturas baixas interromperam a colheita e causaram perdas de colmeias, embora a comercialização siga ativa. Em Santa Rosa, os apicultores iniciaram a alimentação de inverno e instalaram coberturas plásticas nas colmeias. Na região de Soledade, as condições climáticas exigem monitoramento contínuo dos enxames e suplementação alimentar frequente.


