Produção de ovos impulsiona agronegócio goiano
De acordo com a edição de outubro do informativo mensal Agro em Dados, elaborado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás (Seapa) com apoio da Comunicação Setorial da Secretaria, a avicultura de postura em Goiás mantém trajetória de crescimento e consolida sua relevância na cadeia produtiva do agronegócio. Nos últimos dez anos, a produção de ovos aumentou 65,7%, passando de 152,3 milhões de dúzias em 2015 para 252,2 milhões de dúzias em 2024.
No comércio exterior, Goiás exportou 902,9 toneladas de ovos férteis em 2024, alcançando US$ 4,5 milhões e ocupando a quarta posição no ranking nacional. Entre janeiro e agosto de 2025, essa categoria representou 45,3% do faturamento do setor.
A produção também se destaca pela diversidade de usos industriais. O ovo é destinado ao consumo in natura, transformado em ovo líquido ou em pó, além de ser utilizado na fabricação de vacinas e suplementos proteicos. Os sistemas de criação de galinhas poedeiras têm passado por adaptações para atender às exigências de bem-estar animal e às demandas do mercado, com a adoção de modelos como gaiolas mobiliadas, cage-free, caipira e orgânico. Embora apresentem custos mais altos, esses sistemas resultam em ovos com maior valor agregado.