terça-feira, dezembro 16, 2025

Produção de tilápia amplia participação no agro paranaense

Produção de tilápia amplia participação no agro paranaense

VBP do pescado no Paraná cresce 10,4% em 2024

Segundo o Boletim de Conjuntura Agropecuária divulgado nesta quinta-feira (11) pelos analistas do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), a produção de pescados no Paraná consolidou-se como uma das cadeias agroindustriais de maior crescimento no estado. Em 2024, o Valor Bruto da Produção (VBP) do setor alcançou R$ 2,29 bilhões, resultado 10,4% superior ao registrado em 2023.


De acordo com o Deral, a tilápia se firmou como a proteína de maior expansão no Paraná. Nos últimos 14 anos, o VBP da espécie apresentou crescimento médio nominal anual de 24%, percentual superior ao observado nas demais proteínas animais, como bovinos, suínos e frango.

O documento também aborda o debate nacional sobre a classificação da tilápia como espécie exótica invasora. Segundo o Deral, no Paraná, maior produtor do país, a espécie já possui essa classificação oficial há mais de dez anos, medida adotada com o objetivo de assegurar o manejo sustentável da atividade no estado

Últimas Notícias

Mais notícias