quarta-feira, outubro 22, 2025

Produção fora da África impulsiona superávit global de cacau

Produção fora da África impulsiona superávit global de cacau

“A oferta começa a responder aos preços historicamente elevados desde 2023″

O mercado mundial de cacau dá sinais consistentes de recuperação após anos de escassez. Segundo a StoneX, o ciclo 2025/26 deve registrar superávit global de 287 mil toneladas, resultado do aumento da produção em países fora da África Ocidental e da redução nas moagens industriais. Ainda assim, o clima segue como o principal fator de risco para a estabilidade do setor.


“A oferta começa a responder aos preços historicamente elevados desde 2023, ao mesmo tempo em que as condições climáticas mais favoráveis em parte das regiões produtoras têm sustentado ganhos de produtividade”, explica.

Na África Ocidental, o cenário ainda é instável. A Costa do Marfim deve colher 1,76 milhão de toneladas em 2025/26, após perdas por seca e mortalidade de brotos. Em Gana, o desafio climático e a disseminação do vírus CSSVD continuam limitando o potencial produtivo, apesar do estímulo de preços maiores ao produtor.

- Advertisement -

“O comportamento climático continua sendo o grande ponto de inflexão. Caso o clima permaneça seco na África Ocidental entre outubro e novembro, os preços podem voltar a subir no curto prazo. Mas, estruturalmente, o mercado caminha para um novo equilíbrio, com fundamentos mais sólidos e uma recomposição gradual dos estoques”, conclui Bezzon.

Últimas Notícias

Mais notícias