quarta-feira, julho 23, 2025

Produtividade do milho anima agricultores em Mato Grosso, apesar do atraso na colheita

Produtividade do milho anima agricultores em Mato Grosso, apesar do atraso na colheita

A colheita do milho da safra 2024/25 em Mato Grosso já ultrapassou os 77%, mas segue em ritmo mais lento do que o registrado no mesmo período do ano passado. Segundo informações do boletim informativo do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), até o dia 18 de julho, 77,26% das áreas plantadas haviam sido colhidas. O percentual representa um atraso de 19,36 pontos percentuais em relação à safra 2023/24 e 9,55 pontos abaixo da média das últimas cinco safras.

A região Médio-Norte lidera os trabalhos de colheita, com 91,18% da área colhida, demonstrando maior agilidade no campo. Por outro lado, o Sudeste mato-grossense registra apenas 44,29% das lavouras colhidas, desempenho atribuído à concentração de áreas com plantio mais tardio, o que naturalmente estende o calendário de colheita.


Mesmo com o ritmo mais lento, a produtividade tem sido motivo de otimismo. O Imea destaca que, com mais da metade da colheita concluída, os rendimentos estão dentro das expectativas e sustentam a projeção de produção recorde para o estado nesta safra. O bom desempenho das lavouras até o momento reforça a força do milho mato-grossense no cenário nacional e internacional.

Com a colheita em andamento e as condições climáticas mais favoráveis neste final de julho, a expectativa é de que o estado recupere parte do atraso e confirme os altos volumes estimados para a safra. A atenção agora se volta para a logística de escoamento da produção, que deverá ganhar fôlego nas próximas semanas com a intensificação da chegada do milho aos armazéns e portos.

Últimas Notícias

Mais notícias