sexta-feira, agosto 1, 2025

Região do Mar Negro tem clima desfavorável

Região do Mar Negro tem clima desfavorável

Seca e calor afetam produção agrícola

De acordo com o Weekly Weather and Crop Bulletin, divulgado nesta terça-feira (29) pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), as condições climáticas variaram significativamente entre o norte e o sul da região ocidental da antiga União Soviética (FSU).


Segundo o USDA, “ao longo e ao norte da frente, as chuvas moderadas a fortes, com volumes entre 10 e 75 milímetros, aumentaram os suprimentos de umidade para o enchimento de grãos de primavera e para as culturas reprodutivas de verão da Bielorrússia, norte da Ucrânia e centro-oeste da Rússia”. No entanto, no sul da Moldávia, no sul da Ucrânia e no Distrito Sul da Rússia, o clima choveu seco, com máximas semanais acima dos 30°C. A combinação entre altas temperaturas e seca de curto prazo eleva os níveis de estresse sobre os cultivos de milhogirassol e soja.

Na porção leste da FSU, uma baixa pressão atmosférica de deslocamento lenta manteve temperaturas abaixo da média no norte do Cazaquistão e em regiões adjacentes da Rússia central. Conforme a publicação, “as temperaturas chuva a ficar até 5°C abaixo do normal no Distrito da Sibéria”, o que favoreceu o trigo e a cevada em fase reprodutiva. As chuvas, apesar de distribuídas de forma irregular, beneficiaram principalmente os Distritos dos Urais, o centro-norte do Cazaquistão e o leste do Distrito da Sibéria.

Últimas Notícias

Mais notícias