segunda-feira, abril 13, 2026

Reta final da soja pode derrubar até 20% da safra

Reta final da soja pode derrubar até 20% da safra

Entre as principais ocorrências estão a mancha-alvo

A fase final do ciclo da soja concentra riscos decisivos para o desempenho da lavoura e exige atenção redobrada do produtor. Nos 30 a 40 dias que antecedem a colheita, a cultura direciona energia para o enchimento dos grãos, tornando-se mais sensível a danos foliares que afetam diretamente a produtividade e a qualidade.


Dados da Embrapa indicam que, sem controle adequado, as perdas podem superar 20%. Como costumam ocorrer simultaneamente e são difíceis de diferenciar em campo, essas enfermidades são tratadas como um complexo. A redução da área foliar sadia se intensifica nas últimas semanas e, em condições climáticas favoráveis, os sintomas evoluem rapidamente, diminuindo o tempo de resposta do produtor.

A Rainbow Agro destaca soluções como o fungicida Zerrust Mixx, que reúne diferentes ativos para o controle do complexo de doenças. A empresa afirma oferecer tecnologias voltadas à eficiência e qualidade no enfrentamento das DFCs.

Últimas Notícias

Mais notícias