RS registra 31,6 mil ha de cevada e boa performance
O Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar nesta quinta-feira (4) aponta que a colheita da cevada no Rio Grande do Sul está próxima do fim, favorecida por “dias secos, temperaturas elevadas e baixa umidade relativa do ar”, condições que, segundo o boletim, “aceleraram a maturação e permitiram a retirada rápida e uniforme das lavouras”.
A Gerência de Classificação e Certificação (GCC) da Emater/RS-Ascar informou que o produto colhido “atendeu aos parâmetros requeridos para malteação”. Houve, entretanto, desclassificações pontuais por falhas no armazenamento inicial, com esses lotes sendo redirecionados para suplementação animal.
A estimativa da Emater/RS-Ascar para a safra indica área cultivada de 31.613 hectares e produtividade média de 3.458 kg/ha. Na comercialização, o produto destinado à indústria de malte foi negociado em Erechim a R$ 85,00 por saca de 60 quilos. Toda a produção segue para contratos industriais, que determinam a valorização conforme os parâmetros de qualidade do grão.


