quarta-feira, dezembro 24, 2025

Safra de mel ganha ritmo com aumento da atividade das abelhas

Safra de mel ganha ritmo com aumento da atividade das abelhas

Apicultura entra em fase de alta produção no RS

De acordo com o Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar nesta quinta-feira (18), a apicultura no Rio Grande do Sul entra em um período de intensificação das atividades em função do aumento da floração e da elevação das temperaturas. As colônias estão em plena produção de mel e em fase de expansão, com aumento da postura das rainhas e crescimento da população de operárias, o que exige maior espaço nas colmeias e atenção à oferta de alimento.


Na região administrativa de Bagé, as chuvas registradas entre os dias 8 e 10 de novembro limitaram temporariamente a saída das abelhas campeiras para a coleta de néctar e pólen. Ainda assim, os apicultores realizam a colheita e projetam resultados superiores aos da última safra. Em Caxias do Sul, a Emater/RS-Ascar aponta que a postura intensa das rainhas resultou no aumento da população de abelhas nos enxames.

Nas regiões administrativas de Frederico Westphalen, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Santa Rosa e Soledade, observa-se aumento expressivo da enxameação, acompanhado da captura de enxames. Conforme a Emater/RS-Ascar, os enxames estão em plena atividade, com bom desenvolvimento das colmeias, e a coleta de mel segue em diversas localidades, com rendimentos considerados satisfatórios e perspectiva de safra positiva.

Últimas Notícias

Mais notícias