Certificação foi criada para reconhecer produtores e exportadores que seguem práticas alinhadas aos padrões internacionais ESG
A Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) lançou, nesta quinta-feira (27/11), o selo Frutas do Brasil ESG. A certificação é inédita e busca valorizar a imagem da fruticultura nacional e as características de sustentabilidade socioambiental e de governança da atividade no país.
O selo foi criado para reconhecer produtores e exportadores que seguem práticas alinhadas aos padrões internacionais ESG. Segundo a Abrafrutas, a iniciativa “evidencia que as frutas brasileiras são produzidas com respeito à terra, às pessoas e às boas práticas de gestão”.
Uma empresa já iniciou o processo para obtenção do selo e outras 20 já manifestaram interesse para serem certificadas. A Abrafrutas avalia que a iniciativa poderá facilitar o acesso de exportadores ao mercado internacional e dar uma diferenciação competitiva nos catálogos e embalagens e nas participações em feiras mundo afora. Além disso, a entidade ressalta o potencial de agregação de valor aos produtos e o fortalecimento da reputação no mercado.
A certificação vai avaliar aspectos ambientais, sociais e de governança. Entre os itens ambientais estão o uso eficiente de água e energia, a redução de emissões de gases de efeito estufa e sequestro de carbono, a preservação de biodiversidade e a conformidade ambiental legal.
Nos quesitos sociais serão avaliadas as condições de trabalho, inclusão e diversidade, respeito às comunidades locais, responsabilidade com fornecedores e transparência para o consumidor. Já em termos de gestão, o selo analisará como as empresas atuam na proteção de dados, marketing responsável, governança corporativa e cadeia produtiva.
A intenção, segundo a Abrafrutas, é que a certificação se torne um passaporte de credibilidade e sustentabilidade no mercado global e demonstre que o setor está alinhado com as exigências internacionais em termos de rastreabilidade e conformidade com boas práticas socioambientais, principalmente da União Europeia, Reino Unido e Estados Unidos, o que garantir mais competitividade.
O selo é baseado em padrões ESG internacionais, como o CSRD e ESRS da União Europeia. Os dados são auditados e incluídos em uma plataforma digital, com uso de inteligência artificial e blockchain. Além disso, há uma auditoria anual e comprovação verificável dos resultados.
As informações serão analisadas pela equipe de ESG da Abrafrutas e especialistas, com realização de auditoria externa e elaboração do relatório de conformidade e emissão do certificado, com autorização de uso do selo por 12 meses. Haverá monitoramento contínuo das empresas e propriedades.
“O selo Frutas do Brasil ESG é mais do que um símbolo, é o reconhecimento do trabalho responsável e inovador de quem cultiva o futuro da fruticultura brasileira. Ele mostra ao mundo que o nosso setor está comprometido com práticas sustentáveis, com a melhoria contínua e com um propósito civilizatório, o de fazer da produção de frutas um exemplo de equilíbrio entre economia, natureza e dignidade humana”, afirmou Guilherme Coelho, presidente da Abrafrutas.
A iniciativa é direcionada exclusivamente para empresas associadas à Abrafrutas. Os exportadores contarão com apoio técnico, acompanhamento contínuo e auditoria anual para garantir que as companhias mantenham alinhamento com os padrões exigidos.
A associação disse que o selo incorpora a noção de “responsabilidade civilizatória”: o compromisso de produzir de forma responsável, reconhecendo que cada decisão no campo ecoa na vida das pessoas, no equilíbrio dos ecossistemas e no legado das próximas gerações.
“Nosso papel é apoiar o produtor em cada etapa desse processo, promovendo uma cultura de responsabilidade, transparência e consciência civilizatória. O selo vem para reconhecer esse esforço e dar visibilidade a quem faz diferente. Temos certeza de que será um divisor de águas na imagem do agro brasileiro”, disse Priscila Nasrallah, diretora de ESG da Abrafrutas.


