sábado, novembro 29, 2025

Soja e milho são base da alimentação e indústria no Brasil

Soja e milho são base da alimentação e indústria no Brasil

Soja e milho fazem parte da alimentação e indústria brasileiras diariamente

soja e o milho estão presentes diariamente na mesa dos brasileiros, desde o pão do café da manhã ao prato do jantar, por serem versáteis e ricos em nutrientes. Os dois ingredientes são comumente usados em pratos salgados e doces em diversas casas brasileiras e também em buffets comerciais. A Associação dos Produtores de soja e milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja MT) mostra que os dois grãos carregam a cultura e a herança das famílias mato-grossenses que viveram da roça por muitos anos, principalmente por Mato Grosso ser o maior produtor de soja e milho no país.


“Quando a gente começa a ler os rótulos com mais atenção, a gente percebe que a soja e o milho estão em muitos produtos industrializados, como o óleo, as farinhas, os molhos, os temperos. Eles são ingredientes versáteis e acabam participando do nosso dia a dia na cozinha, mesmo quando não são destaque da receita”, afirma.

Mas não é somente nos rótulos que a soja e o milho são encontrados, Rita Nunes contou que utiliza bastante os dois ingredientes como parte do prato principal para agradar os clientes.

- Advertisement -

“O milho é ingrediente muito querido, usamos em pratos como creme de milho, pamonha, salgadas e doce, canjica, bolo de milho e que fazem o maior sucesso entre os nossos clientes. Já a soja aparece em versões mais leves e saudáveis, como saladas, estrogonofe, de soja e recheios vegetarianos e também em uma farofa de proteínas e soja. Gosto de mostrar que dá para unir sabor e nutrição no mesmo prato”, explica.

Além de ser saboroso e altamente nutritivo, o milho também deixa alguns produtos industrializados mais baratos, como afirma o delegado da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Groso (Aprosoja MT), Jean Marcell Benetti. Ele explicou que o milho é usado em larga escala na produção da cerveja, substituindo o malte, deixando o produto mais barato para os consumidores.

Entretanto, o derivado dos dois grãos também estão presentes em lugares que passam despercebidos aos olhos da maioria da população. O produtor afirmou conhecer algumas versatilidades da soja e do milho em alguns produtos e afirmou que os dois grãos estão em todos os lugares pela produção em larga escala dominado pela produção brasileira.

- Advertisement -

“Eu já vi várias vezes gente falando sobre outras culturas que têm até o nível de proteína maior que a soja, mas nenhuma dessas culturas pode ser tão produzido em larga escala como a soja, então ela se torna um produto barato e a partir dessa qualidade desse custo desse produto a indústria vai buscando novos produtos para utilizar essa soja, esse milho para produção de novos produtos”, disse.

O produtor ainda ressalta que a proteína da soja e do milho também são consumidos através da carne, já que os animais consomem ração do milho e do bagaço da soja, após processo de esmagamento.

O óleo da soja já são encontrados em produtos como esmaltes, estofados, massinha de modelar, tintas, protetor solar, velas aromáticas e inúmeros outros produtos. Isto porque, o subproduto extraído do esmagamento da oleaginosa substitui os óleos extraídos do petróleo, diminuindo os impactos ambientais causados pela extração do óleo mineral.

Já o milho é comumente encontrado como xaropes, usado para substituir o açúcar em produtos industrializados. A soja também pode ser encontrada em refrigerantes, chocolates, sorvetes, tortas, bolos e muitos outros alimentos ultraprocessados. O produto melhora a textura, a consistência e dá mais brilho às sobremesas.

 

Últimas Notícias

Mais notícias