Soja fortalece economia de Mato Grosso, gerando empregos e desenvolvimento regional
De acordo com lideranças do setor, a produção de soja consolidou Mato Grosso como o maior produtor do grão no país, posição que influencia diretamente a economia estadual. A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT) destaca que a atividade sustenta empregos, arrecadação e o desenvolvimento de polos industriais, infraestrutura e serviços em municípios do interior. A expansão agrícola, afirmam representantes, impulsiona o crescimento regional e fortalece a presença brasileira no mercado internacional.
O vice-presidente Norte da Aprosoja MT, Ilson José Redivo, afirma que “a produção agrícola é responsável pela sustentabilidade da economia do país”. Ele acrescenta que “a importância do pequeno produtor rural é muito grande no contexto nacional, porque a soma dessas pequenas propriedades é o que faz a grande produção do estado de Mato Grosso”.
O secretário de Estado de Fazenda de Mato Grosso, Rogério Gallo, afirma que parte expressiva da arrecadação do ICMS tem origem nos municípios de maior potencial agrícola. Para ele, “o agro de Mato Grosso hoje responde por 60% da economia do Estado, é a base de tudo aquilo que a gente produz e é extremamente relevante para sustentação das atuais e futuras gerações de mato-grossenses”.
A produção de soja, que começou de forma limitada, tornou-se um dos principais motores econômicos de Mato Grosso e passou a representar geração de renda, desenvolvimento social e oportunidades em grande parte do território estadual.


