Ritmo das negociações da próxima safra segue contido
A comercialização da soja da safra 2025/26 em Mato Grosso atingiu 49,49% da produção estimada em janeiro de 2026, conforme análise semanal divulgada pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) na segunda-feira (9). O avanço foi de 5,34 pontos percentuais em relação a dezembro de 2025.
Segundo o Imea, o aumento das vendas esteve associado, principalmente, à necessidade de parte dos produtores em gerar caixa e ao avanço da colheita no estado. Apesar disso, o instituto aponta que a queda nos preços da oleaginosa ao longo de janeiro limitou a realização de negociações em volumes mais elevados.
No que se refere aos preços, o indicador médio da soja em Mato Grosso encerrou janeiro em R$ 104,12 por saca, o que representa recuo de 3,96% frente ao mês anterior, de acordo com o levantamento do Imea.
Para a safra 2026/27, os primeiros registros de comercialização ocorreram em dezembro de 2025 e, em janeiro de 2026, as vendas alcançaram 1,46% da produção prevista, avanço de 0,70 ponto percentual na comparação mensal. O preço médio negociado no período foi de R$ 102,33 por saca, conforme dados do instituto.
Ainda segundo o Imea, apesar do progresso inicial, o ritmo das negociações da próxima safra segue contido. O instituto avalia que os preços pressionados da soja mantêm os produtores cautelosos em relação às fixações futuras.


