Colheita do cereal avança nos EUA e qualidade das lavouras melhorou
Em meio a um quadro favorável para as lavouras americanas, o trigo segue com destaque de baixa nas negociações na bolsa de Chicago. Nesta sexta-feira (1/8), os papéis com entrega para setembro fecharam em queda de 1,24%, cotados a US$ 5,1675 o bushel.
O trigo passa por um momento de pressão forte de oferta. Os EUA estão terminando a colheita do cereal de inverno, e já iniciaram os trabalhos nas lavouras de primavera, em uma condição favorável para as lavouras. O Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) reduziu de 43% para 38% o índice de cultivos de trigo no país que enfrentam algum grau de seca.
Em outro grande produtor de trigo, a Argentina, o plantio da safra 2025/26 está praticamente concluído, e, apesar das chuvas registradas recentemente em algumas áreas do país, 97% das lavouras estão em condições consideradas boas ou excelentes, segundo informações da Bolsa de Cereais de Buenos Aires.
Por fim, a T&F Consultoria Agroeconômica lembrou que a desvalorização do dólar em relação ao euro prejudica das exportações americanas justamente no período em que o mundo também espera pela chegada do trigo colhido no Hemisfério Norte.
Milho
Após a leve alta na véspera, o milho voltou a se desvalorizar em Chicago. Os lotes para dezembro tiveram queda de 0,73%, a US$ 4,1075 o bushel.
A pressão aos preços ainda se dá pelas condições ideais para o desenvolvimento para a safra americana.
As previsões para os próximos dias apontam a presença de chuvas na principal região produtora de grãos dos EUA, o Meio-Oeste.