quarta-feira, fevereiro 4, 2026

Estoques mundiais de soja não refletem realidade do mercado, diz Sartori

Estoques mundiais de soja não refletem realidade do mercado, diz Sartori

Problema está no marco temporal utilizado para medir os estoques globais

A divulgação de que os estoques mundiais de soja estariam em alta não reflete a realidade do mercado global, segundo avaliação do diretor da Brasoja, Antônio Sartori. A metodologia adotada para o cálculo dos estoques gera uma interpretação distorcida da oferta e da demanda da oleaginosa.


Sartori destaca que Brasil, Argentina e Paraguai produzem juntos mais de 240 milhões de toneladas de soja, volume superior ao dos Estados Unidos, que não alcançam 120 milhões de toneladas. “Quando se usa o fim do ano agrícola americano como referência, cria-se a falsa percepção de que os estoques estão aumentando, quando, na prática, o que existe é soja disponível antes da entrada da nova safra sul-americana”, explica.

Segundo o diretor, os estoques mundiais não estão, de fato, em trajetória de alta estrutural. “O que está aumentando é a existência de soja em 30 de agosto, resultado direto do crescimento contínuo da produção na América do Sul, enquanto os Estados Unidos permanecem praticamente estagnados”, conclui.

Últimas Notícias

Mais notícias