sábado, abril 27, 2024
HomeDestaquesBanho de leite marca recorde de produção da raça holandesa

Banho de leite marca recorde de produção da raça holandesa

Recorde com destaque para a importância dos investimentos em bem-estar animal. Foi assim o tradicional banho de leite da 45ª Expointer, que marca a premiação das campeãs leiteiras da raça holandesa, promovido pela Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando). O concurso, finalizado na tarde desta terça-feira, 30 de agosto, consagrou duas vacas da Granja Cichelero, de Carlos Barbosa, como as grandes campeãs Jovem e Adulta. A 554 Finger, Campeã Jovem, produziu 80,08 quilos de leite em um único dia, um recorde na Expointer desde que o novo regulamento do concurso foi estabelecido. A Campeã Adulta, 519 Lauman, uma simpática senhora que concorreu prenhe, produziu 80,94 quilos de leite.

Para o presidente da Gadolando, Marcos Tang, os produtores de leite dominam a técnica para obter altos desempenhos apostando em genética aprimorada, alimentação de qualidade e bem-estar dos animais. “O produtor não ganha um concurso leiteiro como esse trabalhando apenas na Expointer. Ele ganha na propriedade, desde o nascimento do animal. O campeonato e o recorde demonstram a expertise de quem produz”, garante. Tang afirma ainda que esses índices de produtividade demonstram a profissionalização no campo, apostando na excelência na cadeia do leite.

 

Ao explicar o primeiro lugar conquistado por suas vacas, Daniel Cichelero, um dos sócios da Granja Cichelero, concorda que o trabalho começa no dia do nascimento dos animais. Ao longo de sua vida, além da alimentação ideal, elas têm ventilação cruzada em seu ambiente e ordenha robótica, para aumentar o conforto. “Sempre esperamos bons resultados, pois trabalhamos por isso constantemente na propriedade”, afirmou. Orgulhoso de suas pupilas, o gerente de Tambo da Granja Cichelero, Fernando Mocellin, revela que o carinho faz parte da rotina dos animais, que retribuem em produtividade. “Conheço todas elas pelo nome, sei quem são as mães, as avós, as filhas delas. São parte da família”, conta Mocellin, responsável pelo tratamento dos 372 animais da granja. Todo o leite produzido por Finger, Lauman e suas colegas se transforma em queijo.

 

Fonte: Agrolink

Mais notícias

Veja também